quinta-feira, 29 de março de 2012

CUIDADOS AO SOL...

Como passar um dia ao sol sem estragar a sua pele
A maioria das pessoas já sabe que para um bronzeamento saudável, só deve tomar sol antes das 10 ou depois das 16 horas. Mas na prática, são poucas as pessoas que durante seus dias de férias ou num fim de semana ensolarado conseguem respeitar esses limites.
Confira a forma de se proteger:
1. Passe o filtro solar pelo menos meia hora antes de se expor ao sol e com o corpo nu, para que você não esqueça partes sensíveis e para que as substâncias ativas do filtro não diminuam seu poder de ação com o suor. Não esqueça de regiões como pés, orelhas, nuca e lábios. Espere secar antes de colocar o bíquini e a canga. Para o rosto, use um filtro que garanta proteção mais elevada do que para o corpo, já que aí a pele é mais sensível.
2. Use boné, camiseta e óculos escuros. O boné protegerá o rosto, os óculos protegerão os olhos, e as fibras da camiseta funcionarão como outro filtro solar principalmente para os ombros, barriga e costas.
3. Escolha um guarda sol de acordo com seu tecido: o de náilon permite a passagem de até 60% dos raios solares. Prefira os de algodão, de cores claras e tramas fechadas.
4. Redobre a atenção quando estiver na água. Você percebe menos a ação dos raios solares enquanto se refresca no mar ou na piscina.
5. Borrife água doce após o banho de água salgada, pois esta última deixa seu corpo ressecado e mais receptivo às radiações solares. Depois seque seu corpo, para evitar que as gotas funcionem como lentes de aumento. Repasse o filtro solar.
6. Passe e repasse seu protetor. Para garantir maior proteção, a maioria dos filtros solares deve ser reaplicada a cada duas horas, depois de mergulhos longos ou de exercícios físicos intensos. 
Atenção:
1. Use o produto certo para se proteger do sol na praia ou na piscina. O hidratante com protetor solar que usamos diariamente não será o suficiente para conter a força do mar, sol e ventos.
2. Você não vai ficar branquela com um FPS alto. Não se esqueça de que, para ser saudável, o processo de bronzeamento deve ser lento e gradual, o que se consegue com a ajuda de fatores de proteção elevados. Para escolher o FPS certo, observe a coloração e sensibilidade da sua pele.
3. Mesmo já bronzeado, não dispense o filtro solar.
4. Pessoas que tomam certos medicamentos - como diuréticos, antibióticos, antifúngicos e anticoncepcionais - ficam com a pele mais suscetível aos raios ultravioleta A, o que pode desencadear reações alérgicas. Portanto, se você se encaixa em um desses casos, redobre seus cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário